O Fraunhofer Portugal Challenge 2014 é composto por duas categorias: uma destinada a ideias de estudantes de mestrado; e outra para ideias de alunos de doutoramento. Em ambos os casos, o concurso liderado pela delegação portuguesa do instituto alemão pretende dar a conhecer as ideias mais inovadoras da comunidade académica.
Na categoria de doutoramento, os finalistas são: um projeto de um investigador do Instituto Superior Técnico que promete o desenvolvimento de uma nova tecnologia de reabilitação motora através de estimulação elétrica; um software pensado por um investigador da Universidade do Porto que tem em vista o desenvolvimento de novas formas de criatividade musical; e uma plataforma de circuitos transparentes e baratos com tecnologia a-Gizo TFT, que foi pensada por um investigador da Universidade do Porto.
Na categoria de mestrado, os finalistas são: um sistema de navegação que serve de guia para compras para consumidores cegos, que foi desenvolvido na Universidade de Coimbra; tecnologia para a terapia da fala e da afasia que foi pensada no Instituto Superior Técnico; e por fim, um sistema de micro-ondas que facilita o diagnóstico de cancro da mama a partir de axila, que foi projetado por um investigador da Universidade Nova de Lisboa.
Os vencedores são anunciados no dia 29 de outubro, de acordo com a escolha de um júri que conta com vários especialistas convidados.
«As ideias a concurso são baseadas em teses de mestrado ou doutoramento e contemplam uma vertente prática, ou seja, são orientadas para o mercado, com aplicabilidade na indústria ou no quotidiano da vida das pessoas», refere o comunicado da Fraunhofer Portugal.