O material foi desenvolvido por Jens Bauer e a equipa do Karlsuhe Institute of Technology. Um dos principais desafios no desenvolvimento de materiais tem sido encontrar um material que tenha a capacidade de carregar muito peso sem se dobrar ou partir.
Em simulações computadorizadas, investigadores conseguiram criar um material teórico com uma estrutura que é porosa e que mantém a sua força, embora não tenham conseguido criar nenhuma amostra física.
A empresa alemã Nanoscribe usou impressoras a laser e 3D para criar um polímero que reage à exposição à luz e a um laser focado. O conceito é que o material, com uma estrutura semelhante à do mel, seja colocado num vidro e “bombardeado” com um laser, apenas nas partes onde se deseje que fique sólido. O líquido remanescente é retirado, ficando apenas as partes que foram tocadas pelo laser, deixando para trás o que se assemelha a uma estrutura em rede. Depois, Bauer reveste a estrutura com uma camada de óxido de alumínio para aumentar a resistência do material.
Desta forma, o material consegue ter uma estrutura leve como a água e mais forte do que alguns tipos de aço.
Veja um vídeo que demonstra algumas das suas capacidades.