Os genes de Neandertal estão presentes em quantidades significativas no ADN dos humanos da atualidade. Estes genes ajudam até a definir a pele e o cabelo das pessoas de hoje em dia.
Os investigadores concluíram que 20% dos genes que constituem os povos europeus e asiáticos provêm do homem de Neandertal. Este ADN deverá ter sido passado há milhares de anos atrás, em encontros sexuais entre os Neandertais e os ancestrais humanos que moravam na Europa na altura.
De acordo com o NPR, os genes do homem de Neandertal dominam alguns dos traços dos humanos da atualidade, nomeadamente um gene relacionado com a keratina, uma proteína do cabelo e da pele.
Cientistas de Harvard também encontraram genes de Neandertal em material genético moderno e associado a doenças como lúpus, diabetes de tipo 2, cirrose e doença de Crohn.
Apesar de haver muito pouco ADN de Neandertal no cromossoma X, tudo indica que estes seres mais ancestrais cruzaram-se mesmo com os nossos antepassados. Desses encontros, devem ter aparecido muitos seres humanos machos estéreis. Os seres férteis que apareceram deram origem aos europeus e asiáticos tal como os conhecemos hoje.