A tecnologia de fusão a frio poderia, na teoria, produzir energia praticamente ilimitada a partir de muito pouco combustível. É por isto que esta tecnologia é vista por muitos como a solução para os problemas energéticos do planeta, apesar de haver muitos cientistas que nem acreditam que seja possível criar um reator deste género.
Até agora, todos os que afirmaram ter descoberto uma forma de criar uma reação nuclear deste tipo, estavam a mentir. Todavia, um cientista italiano diz ter uma central de fusão a frio, pronta a ser encomendada por 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,1 milhões de euros).
A E-Cat 1MW Plant produz um megawatt de energia térmica e recorre a uma reação nuclear de baixa energia – um processo também conhecido por fusão a frio. Todavia, há um grande senão em torno desta afirmação: o cientista Andrea Rossi não publicou quaisquer documentos a descrever o processo, pelo que as suas afirmações não podem ser confirmadas por outros cientistas. Portanto, não há qualquer forma de saber se a central funciona mesmo, ou se é mais um caso de “banha da cobra”.
Segundo o Extreme Tech, a única coisa que se sabe acerca desta central de fusão a frio é que requer uma alimentação de 200 kilowatts para produzir 1 MW de energia, provavelmente para sustentar a reação. É, portanto, necessário que alguém compre uma destas centrais antes de saber exatamente o tipo de tecnologia por trás dela.