![Marte sonda Curiosity-.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1476636Marte-sonda-Curiosity-.jpg)
Há várias formações rochosas e um tipo de barro específico detetados em Marte que já indiciavam que haveria água no planeta Vermelho. Os investigadores acreditam mesmo que a água possa ter existido em abundancia naquele planeta.
A descoberta não foi acidental e deu algum trabalho experimental, explica o Engadget. A sonda recolheu uma amostra de solo e colocou-a num forno especialmente preparado para esta expedição. A terra foi aquecida a 835 graus, eliminados todos os resquícios voláteis e medidos os componentes. Segundo Laura Leshin, do Rensselaer Polytechnic Institute «temos uma forma bastante sensível de “cheirar” estes elementos e podemos detetar a água e outros componentes que são libertados», noticia o Gizmodo.
Esta descoberta vai mudar as próximas expedições a Marte, uma vez que, em teoria, basta aquecer um pouco do solo, limpar e obter água para os astronautas, por exemplo. A descoberta de moléculas de água não implica necessariamente que tenha havido vida naquele planeta, uma vez que não há evidências de moléculas orgânicas e o solo estivesse muito árido.