A NASA está a trabalhar com a Tethers Unlimited para o desenvolvimento de um sistema robótico de impressão 3D que possibilite a construção, em órbita, de estruturas com mais de 800 metros. Assim, a NASA poderia armazenar de forma mais compacta materiais como fibras e polímeros para criar componentes em órbita, em vez de construí-los na terra de forma a caberem num foguetão. Isto permitiria diminuir os custos.
Para tal, a NASA concedeu mais 500 mil dólares à empresa Tethers Unlimited, de modo a que esta continue a desenvolver o seu robô SpiderFab, indica o GigaOM.
“Uma vez em órbita, os sistemas de fabricação do robô SpiderFab irão processar o material para criar estruturas extremamente grandes que são otimizadas para o ambiente espacial”, indicou o CEO Rob Hoyt, da Tethers Unlimited. “Esta abordagem radicalmente diferente de construir sistemas espaciais vai permitir-nos criar antenas e sistemas que são dezenas a centenas de vezes maiores do que é atualmente possível, providenciando mais potência, mais largura de banda, maior resolução e mais sensibilidade para uma mais ampla gama de missões espaciais”.