O evento organizado pela Universidade do Minho em parceria com a empresa SAR – Soluções de Automação conta com um total de 112 equipas inscritas (uma delas proveniente da Dinamarca). Durante três dias e duas noites, participantes de vários pontos do País vão aprender a criar e a programar os seus autómatos numa maratona de robótica, que arranca às 10h00 do dia 14 e termina às 14h30 de 16 de março, com uma prova de dança protagonizada pelas máquinas desenvolvidas durante o evento.
A cada equipa que participa na RoboParty será entregue um kit do robô Bot’n Roll One C. Segundo um comunicado da organização, as inscrições para o RoboParty estão encerradas – mas o mesmo não se pode dizer das portas do Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Guimarães, que ficarão abertas ao público que pretenda visitar (entrada gratuita) aquela que é provavelmente a maior concentração de robôs do país.
O evento deverá contar com o apoio de 100 voluntários. Entre eles, encontram-se 60 alunos de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores da Universidade do Minho.
Os responsáveis pelo evento estimam que a maioria dos participantes inscritos tem idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos de idade – mas lembram que há também um sexagenário inscrito.
O evento contará com várias palestras, torneios de lançamentos de cesto, xadrez, futebol, entre outras atividades.
Nesta página pode ver um vídeo realizado pela organização da RoboParty, que dá a conhecer a prova de dança robótica realizada numa das edições anteriores do maior evento de robótica do País.