Os smartphones atualmente possuem vários amplificadores de energia no seu interior para estarem sempre ligados às operadoras móveis. No caso do iPhone 5, por exemplo, são cinco amplificadores a funcionarem em simultâneo. Estes amplificadores são usados, mesmo que o telefone esteja em standby, para assegurar uma ligação à rede e permitir instantaneamente fazer e receber chamadas.
A Eta Devices, empresa iniciada no MIT, pretende reduzir o número destes amplificadores e torná-los mais eficientes, explica a Wired. A tecnologia terá de ser instalada também nas estações de base ou nas antenas que espalham o sinal das operadoras móveis. O CEO da Eta, Mattias Astrom, explica que a nova tecnologia vai ser instalada em algumas torres já em 2013 e vai permitir uma redução de energia em 50%.
A nova tecnologia permite encontrar o nível ótimo de energia que é necessária para que o smartphone se mantenha em funcionamento, de forma eficiente. O sistema determina este nível de energia 20 milhões de vezes por segundo.