A RetmarkerDR tem por principal objectivo a comparação e a análise de retinografias no computador.
Segundo comunicado da Critical Health, a nova aplicação está apta a detectar e estimar taxas de aparecimento e desaparecimento de microaneurismas na retina e estimar a evolução de uma doença que figura entre as principais causas de cegueira no mundo desenvolvido.
Tendo em conta que 90% dos casos de cegueira em diabéticos podem ser evitados com a detecção precoce, a aplicação RetmarkerDR pode revelar-se numa ferramenta especialmente útil nos consultórios de oftalmologia.
A nova aplicação foi desenvolvida em parceria com a Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI). Recentemente, foi apresentada como um caso de estudo no Encontro Anual da Academia Americana de Oftalmologia.
A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia estima que 250 mil portugueses padecem de Retinopatia Diabética (11,7% da população nacional dos 20 aos 79 anos de idade tem diabetes).
Mais de 25 mil portugueses com Retinopatia Diabética já terão problemas visuais e cerca de 13 mil estarão cegos. Por ano, há cerca de três mil casos de cegueira devido a esta patologia.
A Critical Health é uma empresa do grupo Critical Software, cuja sede se encontra em Coimbra.