Um comunicado do Instituto Superior Técnico lembra que todos os interessados podem integrar o projecto GREX/CE e participar no desenvolvimento de mapas de habitats marinhos, fontes de origem hidrotermal, focos de poluição no oceano e acompanhamento de grandes mamíferos marinhos.
O projecto liderado pela companhia alemã Atlas Elektronik, conta com a participação Instituto Superior Técnico (IST), Instituto de Sistemas e Robótica (laboratório associado do Técnico) e do laboratório MAR/DOP da Universidade dos Açores, além de entidades espanholas, francesas e alemã dedicadas à investigação dos mares.
O IST pretende aproveitar os testes realizados no âmbito do GREX/CE para fazer demonstrações de dois catamarans (Delfim e DelfimX, que pertencem ao IST). Estas duas embarcações robóticas deverão operar articuladamente com dois veículos submarinos (Vortex e SeaBee, do Instituto Francês de Investigação e Exploração do Mar e da Atlas Elektronik, respectivamente). Durante os testes vai ser possível ver em funcionamento um novo sistema de computação e comunicações distribuídas, que permite que uma equipa de robôs execute missões coordenadas.
Os testes são grátis e abertos a especialistas e público em geral.
No vídeo, que se encontra nesta página pode ver o DelfimX em acção. O vídeo foi realizado pelo Técnico.