Enquanto a maioria dos motores de busca e indexação comerciais apresenta resultados com base na informação que os utilizadores colocam sobre determinados ficheiros, a tecnologia SAPIR (de Search in Audio visual content using peer-to-peer Information Retrieval) consegue analisar e classificar vários conjuntos de pixeis de imagens ou sequências de bits de um tema musical.
Segundo comunicado da IBM, a nova tecnologia dispensa a informação descritiva que os cibernautas costumam acrescentar sempre que disponibilizam um ficheiro multimédia na Internet e pode hierarquizar, automaticamente, os vários conteúdos de acordo com regras que facilitam o acesso a imagens e sons.
Os mentores desta tecnologia desenvolvida no âmbito do projecto CHORUS da UE lembram que o SAPIR tem capacidade para identificar as definições básicas de disposição, cor ou mesmo sons de fotos ou vídeos. O que permitirá fazer pesquisas na Net a partir de ficheiros, sem ter de introduzir qualquer informação descritiva.
Eis um exemplo: um internauta pode "pegar" numa foto de uma pessoa cujo nome desconhece e acabar por descobrir a sua identidade através dos resultados de uma pesquisa na Net que mostram imagens que têm rostos com as características.
Além da mudança de paradigma, o SAPIR pode abrir caminho a novas formas de acesso e classificação de informação na Net – até porque, segundo a IDC, 95% dos conteúdos existentes no espaço virtual continuam por estruturar.
A IBM já começou a disponibilizar o SAPIR na Internet .
Está contente com os motores de busca actuais? Estamos à espera dos vossos comentários.