Os últimos anos reforçaram a importância da cibersegurança nas empresas, mas também no setor público. Uma constante ‘corrida de gato e rato’ entre cibercriminosose profissionais na área da segurança tem dinamizado uma área a que muitos não davam a devida atenção, e ajudou a desfazer o mito de que apenas as grandes empresas são alvo de quem procura obter ganhos financeiros ou satisfazer outros propósitos como, por exemplo, a desinformação ou a guerra cibernética entre Estados.
A massificação de tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial (IA) obrigou a uma ainda maior aceleração no desenvolvimento de soluções de cibersegurança, exigindo igualmente um maior cuidado na sua gestão por parte das organizações.
Esta transformação, a par das crescentes ameaças, está também a gerar novas oportunidades de negócio que é fundamental acompanhar, bem como a aumentar a necessidade de profissionais especializados que possam dar resposta às solicitações do mercado. Gerar oportunidades de trabalho e atrair mais mulheres para estas áreas técnicas é outro desafio que é preciso explorar.
Descarregue aqui o novo Especial de Cibersegurança da Exame Informática, em formato PDF.