Dave Limp, diretor executivo da Blue Origin, anunciou no LinkedIn que a empresa conseguiu transportar o primeiro estágio do foguetão New Glenn ao longo de quase 40 quilómetros entre o local de construção e o local de lançamento no Cabo Canaveral, Flórida. O executivo detalhou ainda o feito conseguido com o GERT, o Giant Enormous Rocket Truck, ou seja, o camião desenvolvido para transportar este massivo foguetão. “O transportador tem dois reboques ligados e uma estrutura forte desenhada internamente. Há 22 eixos e 176 pneus neste veículo. É puxado por um Oshksoh M1070, um transportador de tanques do exército dos EUA recondicionado, com 505 cavalos e 1825 de torque”, cita o ArsTechnica.
Este transportador não consegue circular em qualquer estrada por medir 95 metros. O propulsor do New Glenn que foi transportado mede sete metros de diâmetro, o que é demasiado grande para ser transportado por baixo de pontes convencionais.
O transporte com sucesso significa que podemos estar perto de ter um terceiro concorrente para os lançamentos espaciais, a juntar-se aos Falcon Heavy e Starship da SpaceX. Também a Blue Origin está a apostar no reaproveitamento do primeiro estágio para executar vários voos. Os próximos passos envolvem um teste com o foguetão plenamente carregado de combustível e outro teste com a ignição dos sete motores BE-4 durante vários segundos.
A Blue Origin já testou, dentro de portas, o segundo estágio do foguetão, com os motores BE-3U a serem alimentados pro oxigénio líquido e hidrogénio durante 15 segundos.
A empresa de Jeff Bezos está focada em conseguir fazer o lançamento ainda este ano, mas o prazo está a apertar. A SpaceX demorou em média 40 dias desde o momento em que transportou o foguetão até conseguir efetuar o lançamento propriamente, mas a empresa de Elon Musk já tinha muito mais experiência no setor nessa altura do que a Blue Origin tem atualmente.