O rover Curiosity chegou a Marte em 2012 e continua a fazer descobertas surpreendentes. Recentemente, o veículo deparou-se com cristais de enxofre puro depois de ter passado por cima de uma rocha. Apesar de já terem sido detetados outros minerais contendo enxofre no planeta, a presença de cristais puros é inédita, afirma a NASA.
Em comunicado, a agência espacial norte-americana explica que desde outubro de 2023 que o rover está a explorar uma região rica em sulfatos. O enxofre puro “só se forma em condições muito específicas que os cientistas não associam à história deste local”, realça.
A descoberta acidental foi feita a 30 de maio no canal Gediz Vallis e confirmada pela MastCam a 7 de junho. Citado pelo Engadget, Ashwin Vasavada, cientista do projeto, explica que “encontrar uma rocha feita de enxofre puro é como encontrar um oásis no deserto”. “Não devia estar ali e agora temos de a explicar. Descobrir coisas estranhas e inesperadas é o que torna a exploração espacial entusiasmante”, afirma.
Depois de encontrado os cristais de enxofre, a equipa usou a câmara do braço robótico do rover para o inspecionar melhor e recolheu uma amostra de outra rocha nas proximidades. O Curiosity está equipado com vários instrumentos que permitem extrair conclusões rapidamente e, neste caso, foi usado o Alpha Particle X-ray Spectrometer para determinar a composição química da descoberta.