A Xiaomi já tinha dobráveis, mas do tipo ‘fold’, ou seja, com abertura sob o eixo vertical para uma utilização mais sobre a horizontal – os smartphones dobráveis que se transformam em tablets. O Mix Flip é o primeiro dobrável da Xiaomi com dobradiça no eixo horizontal, o que permite criar um smartphone estilo concha, muito compacto quando fechado e com ecrã generoso quando aberto.
Comecemos pelo ecrã exterior de 4,01 polegadas. É recortado na zona das duas câmaras traseiras, criando um efeito visual apelativo e permitindo a apresentação de widgets e notificações de forma prática. O design pareceu-nos elegante, com vidro premium na parte traseira e estrutura em liga de alumínio. Ainda sobre este ecrã, os representantes da Xiaomi sublinharam que se trata de um painel desenvolvido pela própria marca, denominado All Around Liquid, que tem uma resistência muito superior ao habitual.
Quanto ao ecrã principal, o interior que se revela quando abrirmos o Mix Flip, tem quase 7 polegadas de diagonal e uma definição muito expressiva, que permite atingir uma densidade de píxeis superior 400 pontos por polegada. A frequência pode variar de 1 Hz, para poupar energia quando as imagens são estáticas, até 120 Hz, para garantir fluidez em imagens em movimento. Curiosamente, também o ecrã exterior usa a mesma frequência variável.
Outra característica em comum nos dois ecrãs é o brilho máximo, capaz de atingir os 3000 nits. Ou seja, a Xiaomi não quis comprometer a experiência qualitativa de se usar um ecrã em detrimento do outro. Podemos, desde já, assegurar que o brilho foi suficiente para usarmos o Mix Fold num dia muito soalheiro em Pequim, com a temperatura mais próxima dos 40ºC do que dos 30ºC. Não se pode dizer que, nestas condições, o brilho seja suficiente para apreciar um filme, mas permite usar o smartphone com algum conforto visual.
Neste formato tipo concha, a forma como sentimos o smartphone assume particular importância. Os menos de 200 gramas de peso, conjugados com os cerca de 7,4 cm de comprimento e 16 mm de espessura, quando dobrado, fazem com que seja confortável transportar o Mix Flip no bolso. Até mesmo no bolso de uma camisa.
Desempenho e bateria
Ainda não nos foi possível correr benchmarks, mas tudo pareceu-nos muito fluido. Aliás, nem seria de esperar outra coisa considerando que este smartphone é ‘motorizado’ pelo chip Snapdragon 8 Gen 3, o mais rápido do momento. A Xiaomi garante ter desenvolvido um sistema de dissipação térmica à altura (câmara de vapor), para garantir que o desempenho do processador não é limitado pelo aquecimento excessivo. E a Xiaomi não se ficou pelo chip. Os mais entendidos vão gostar de saber que os 12 GB de memória são do tipo LPDDR5X e o 512 GB de armazenamento são UFS 4.0. De outro modo, tanto a memória como o armazenamento utilizam interfaces de alto desempenho para garantir que mantêm o processador ‘bem alimentado’ com os dados necessários.
Quanto à bateria, os 4780 mAh de capacidade anunciados estão longe de bater recordes nos smartphones… Mas são o mais alto que já vimos num flip – para referência, o recentemente lançado Galaxy Flip 6 da Samsung tem uma bateria de 4000 mAh. E, não menos importante, o Mix Flip suporta carregamento até 67 watts, outro valor impressionante para este formato, que permite recuperar rapidamente a bateria.
Experiência Leica
Como é habitual nos modelos de topo da Xiaomi, um dos destaques do Mix Flip está nas câmaras com assinatura Leica. O que se traduz numa experiência fotográfica de alta qualidade. Durante o nosso primeiro contacto, fizemos um passeio fotográfico na Grande Muralha da China e as fotos convenceram-nos pelo detalhe, amplitude dinâmica e fiabilidade de cor. O sensor Light Fusion 800 e a lente ótica Leica Summilux capturam imagens nítidas e vibrantes, enquanto a lente teleobjetiva flutuante Leica de 47 mm permite fotos em macro a partir de 9 cm. Sentimos, no entanto, a falta de uma câmara grande angular para captar paisagens mais amplas.
O perfil fotográfico Leica é notório, especialmente nos modos natural e preto e branco, oferecendo resultados com um toque profissional. Adicionalmente, o sistema de dobra permite usar as câmaras traseiras para selfies, com enquadramento no ecrã exterior, o que é bastante útil.
Mix Flip: Primeira opinião
O Xiaomi Mix Flip é um smartphone dobrável que se destaca pelo design elegante, desempenho poderoso e experiência fotográfica impressionante. A parceria com a Leica eleva a qualidade das fotos, e o ecrã exterior inovador oferece praticidade no acesso a informações e notificações. Vamos, logo que possível, fazer uma análise completa do Mix Flip para verificar até que ponto se confirmam as boas expectativas criadas por este primeiro contacto.