Os problemas nos serviços da Vodafone começaram durante a noite desta segunda-feira. Os clientes deste operador começaram a queixar-se de vários tipos de falhas, desde a incapacidade de fazer chamadas através da rede móvel a problemas no acesso aos serviços de TV. Ainda durante a noite, a Vodafone confirmou, via comunicado, os problemas que estavam a afetar a rede indicado que “que (a Vodafone) está a trabalhar para identificar e solucionar os problemas técnicos que afetam a sua rede, essencialmente os serviços de telecomunicações móveis, mas também com potencial impacto no serviço de Televisão. Não sendo generalizada, a falha técnica está a impactar uma percentagem significativa de clientes, pelo que a Vodafone lamenta desde já os incómodos causados. Todas as equipas estão empenhadas em recuperar o serviço com a máxima prioridade e urgência”. Já durante a madrugada, a Vodafone atualizou a informação, indicando que “os esforços das equipas envolvidas possibilitaram a recuperação progressiva dos serviços de voz móvel a partir das 22h, embora se continuem a verificar algumas perturbações nas ligações com destino a outros operadores”. Nesta altura, segundo a própria Vodafone, “as comunicações de dados, SMS e de voz na rede fixa, bem como alguns clientes de serviço de TV, continuam indisponíveis e são agora a prioridade de todas as equipas envolvidas e que se prolongarão pela noite dentro”.
No comunicado enviado ao início da madrugada de hoje, a empresa indicava que “não estamos em condições de adiantar explicações para a origem do mesmo nem uma previsão sobre a sua total resolução”.
Ataque confirmado
Pouco antes das 8h de hoje chegou a confirmação do que já se especulava nas redes sociais através, novamente, de um comunicado intitulado “Vodafone Portugal alvo de ciberataque”. A operadora indica que “foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações”. A empresa garante que foi rápida a agir para “identificar e conter danos e perturbações”. Segundo a mesma informação, os “serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o País mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça-feira”.
Ou seja, as falhas ainda persistem, nomeadamente na “prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”.
A Vodafone informou ainda que já está a decorrer uma “investigação aprofundada do ato criminoso a que fomos sujeitos se irá prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes”.
Segundo o comunicado, não há “quaisquer indícios de que os dados de Clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos”.