A Apple corrigiu na mais recente atualização do iOS uma falha de segurança que permitia fazer jailbreak ao iPhone – ou seja, a instalação de software alternativo e ganhava privilégios de administrador no telemóvel. A correção foi disponibilizada nesta segunda-feira e faz parte da versão 12.4.1 do sistema operativo.
Em bom rigor, esta é a segunda vez que a Apple corrige a dita vulnerabilidade: o problema tinha sido sanado com uma atualização de software em maio, mas por motivos que ainda não são conhecidos, a tecnológica reverteu a resolução com uma nova atualização de software em julho.
Foi este desenrolar de acontecimentos que permitiu à comunidade de hackers criar uma versão jailbreak para o iPhone, algo que já não acontecia há vários anos.
Na nota de segurança que entretanto tornou pública, a Apple atribui a descoberta da vulnerabilidade à equipa de investigadores do Google Project Zero e à @Pwn20wnd, a equipa que foi responsável pela publicação online da mais recente versão do iOS com jailbreak – e que permite, por exemplo, instalar aplicações que não estão disponíveis na App Store.
De recordar que a Apple reforçou recentemente as políticas de segurança informática: além de ter criado um iPhone só para hackers, também aumentou as recompensas máximas para uma vulnerabilidade reportada e que chegam a render mais de um milhão de dólares.