Facebook, Instagram e WhatsApp começaram a apresentar falhas de funcionamento por volta das 15 horas. Em Portugal, e segundo a plataforma Down Detector, o Facebook Messenger é a ferramenta que está com um funcionamento mais intermitente, mas as falhas também estão a ser sentidas no Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter.
Portugal não está no entanto entre as regiões mais afetadas pelas falhas: Reino Unido, países da Europa Central e a costa leste dos EUA são as que têm registado maiores problemas. Desde a impossibilidade de descarregar áudios no WhatsApp, até ao não carregamento de imagens no Instagram ou sites que não estão acessíveis, são vários os problemas que estão a ser relatados pelos utilizadores.
Ainda não foram adiantadas causas para as falhas registadas, mas no caso do Facebook, este é o terceiro episódio de problemas que as plataformas sociais da empresa têm num curto espaço de tempo. Em março, aquela que é a maior rede social do mundo ficou 14 horas sem funcionar corretamente.
Em declarações ao jornal britânico Express, o Facebook admitiu a existência de problemas relacionados com o carregamento de conteúdos nas suas plataformas e disse estar a trabalhar “para voltar à normalidade o mais rápido possível.”
* Artigo atualizado com a reação do Facebook