O Enyaq vai ser o primeiro SUV completamente elétrico da Skoda construido usando o MEB do Grupo Volkswagen. O nome deste modelo faz referência ao “E” de eletromobilidade com a letra Q que caracteriza a última letra da família de SUVs da Skoda. O nome é inspirado em Enya, nome irlandês que se traduz por “fonte de vida” e no termo gaélico “Eithne”, que significa “essência”, “espírito” ou “princípio”.
A Skoda pretende, com este modelo, representar um novo início, marcando uma nova era da sua aposta na mobilidade elétrica. O termo “Enya” é descrito no comunicado de imprensa como sendo autêntico, cheio de caráter, fácil de pronunciar e que pretende definir a nova era nos 125 de história da marca.
Os SUV anteriores da Skoda também têm nomes terminados em “Q”, como é o caso do Kodiaq, do Karoq e do Kamiq, todos inspirados no povo Inuit do norte do Canadá e da Gronelândia.
Este modelo é o primeiro a usar o MEB, de Modular Electrification Toolkit da Volkswagen e é o próximo de uma série de dez que a Skoda pretende lançar até 2022. Até ao próximo ano, a fabricante terá investido dois mil milhões de euros no desenvolvimento de modelos elétricos.
Ainda não se conhecem datas de lançamento ou preços para este modelo.