Donald Trump continua o périplo pelo Golfo e anunciou agora um acordo de 142 mil milhões de dólares para o fornecimento de armas, “o maior acordo comercial de defesa na história”. Este contrato é parte de um pacote de 600 mil milhões de dólares que a Arábia Saudita tem para empresas americanas de vários setores, como a defesa, a energia, a tecnologia e as infraestruturas.
No que toca a armamento, o acordo vai incidir sobre cinco categorias: avanços na força aérea e espacial, defesa aérea e contra mísseis, segurança costeira e marítima, segurança fronteiriça e atualizações aos sistemas de comunicações.
Entre a comitiva de Trump estão responsáveis de várias tecnológicas, incluindo Elon Musk e Sam Altman. A Nvidia conseguiu um acordo para vender centenas de milhares de chips de Inteligência Artificial, começando com 18 mil chips Blackwell, à Humain, uma startup apoiada pelo fundo soberano saudita. A AMD estabeleceu uma parceria de 10 mil milhões de dólares com a Humain para o desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial. Segundo a Al Jazeera, “a Arábia Saudita quer tornar-se um dos grandes investidores globais em Inteligência Artificial e é por isso que estão aqui muitos CEOs em Riade, que querem alguns destes contratos”.
Também a NASA vai receber a sua quota parte destes 600 mil milhões, com um acordo para lançar CubeSat sauditas a bordo da missão Artemis II.
Recorde-se que Trump vai continuar a visita ao Golfo, passando agora pelos Emiratos Árabes Unidos e pelo Qatar ainda esta semana.