A Xiaomi está a preparar dois modelos de carros elétricos, com preços a começar nos 38 mil dólares e já há imagens destes modelos a circular. O primeiro modelo, com o nome de código Modena, vai ser maior e alegadamente mais poderoso do que o Model 3 da Tesla, e terá um preço entre os 38 mil e os 43 mil dólares (o equivalente a 35 mil e 40 mil euros ao câmbio atual). A versão de topo deste modelo deverá começar nos 51.600 dólares (cerca de 48 mil euros).
A versão de entrada de gama vai ter uma bateria standard de 400V, tem sensores variados desenvolvidos em parceria com a Continental e destina-se ao público generalista. O modelo de topo traz uma bateria de 800V de alta voltagem e vai ter uma Qilin Battery da CATL, que permite recarregar até 80% da carga em apenas 15 minutos. A bordo, há um processador Orin X da Nvidia e algoritmos e soluções LiDAR desenvolvidos pela Xiaomi, noticia o ArenaEV.
Há ainda um segundo veículo a ser desenvolvido, com nome de código Le Mans e com estreia marcada para 2025. Este carro vai ter três motores controlados com software desenvolvido internamente e assentar na mesma plataforma que o primeiro modelo.
O anúncio de entrada neste segmento foi feito pela Xiaomi em março de 2021, quando a empresa revelou a intenção de investir 1,5 mil milhões de dólares na fase inicial, juntamente com mais dez mil milhões ao longo da próxima década.
A fabricante pretende construir uma fábrica em Yizhuang, China, com capacidade de produção de 300 mil unidades por ano.