A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) comunicou, esta quinta-feira dia 29 de julho, os resultados do Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) em todas as áreas científicas. Segundo a FCT em comunicado, 551 projetos foram selecionados para financiamento, correspondendo a um investimento de e 74,9 milhões de euros.
O concurso, suportado através do orçamento de fundos nacionais da FCT, apoia duas tipologias. Por um lado, projetos de investigação de caráter exploratório (PeX), com uma duração de 18 meses e financiamento máximo máximo de 50 mil euros por projeto e com uma dotação total de 15 milhões de euros. Por outro lado, apoia projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT), com uma duração de 36 meses e financiamento máximo de 250 mil euros por projeto. A dotação total desta tipologia é de 60 milhões de euros.
Neste concurso foram selecionados 246 projetos de IC&DT para receber financiamento e 305 projetos PeX, ambos em em diversas áreas científicas. No caso dos projetos de IC&DT, a distribuição nos diversos domínios foi a seguinte: ciências médicas e da saúde (17,9%), ciências da engenharia e tecnologias (24,8%), ciências naturais (18,3%), ciências sociais (11,8%), ciências exactas (11,8%), ciências agrárias (8,9%) e humanidades (6,5%). No que diz respeito aos projetos PeX recomendados para financiamento, a distribuição foi a seguinte: ciências médicas e da saúde (25,9%), ciências da engenharia e tecnologias (14,1%), ciências naturais (18,7%), ciências sociais (13,1%), ciências exactas (13,8%), ciências agrárias (6,2%) e humanidades (8,2%).
O concurso, cujas candidaturas decorreram de 28 de janeiro a 10 de março de 2021, contou com um total de 4 882 candidaturas “das quais 4 870 candidaturas foram admitidas para avaliação, em conformidade com os termos do aviso de abertura de concurso. Após avaliação, só 3 371 candidaturas (69,2% das candidaturas avaliadas) tiveram a classificação mínima que lhes permitiu ser elegíveis para financiamento. A taxa de sucesso do concurso em percentagem do total de candidaturas elegíveis para financiamento foi de 8,7% para os projetos de IC&DT e de 56,7% para os projetos exploratórios”, explica a FCT em comunicado. As candidaturas foram avaliadas por 33 painéis de avaliação, “tendo participado na avaliação 577 avaliadores externos estrangeiros”, acrescentam. As propostas foram avaliadas tendo em conta fatores como o mérito científico o caráter inovador de cada projeto.
A FCT avança ainda com os seguintes dados: “Os investigadores principais que lideram os projetos financiados são na maioria mulheres, representando 55,2% do total, e 12,2% são investigadores estrangeiros, de 22 nacionalidades, que trabalham em centros de investigação em Portugal e lideram 67 dos projetos selecionados”.
A lista dos projetos recomendados para financiamento e o resumo dos resultados do concurso podem ser consultados aqui.