A empresa de tecnologia e consultadoria integrou no seu Sistema de Apoio à Exploração (SAE) de frotas de autocarros um novo módulo de condução seguro e eficiente que permite reduzir mais de 9% das emissões, além de apresentar significativas melhorias no bem-estar e na segurança, podendo, em algumas situações, ultrapassar os 15 por cento.
Para o conseguir, a Indra integrou a tecnologia BLED, que automatiza a seleção e análise de dados de diferentes parâmetros da condução como a inércia, aceleração ou travagem brusca, velocidade e ainda parâmetros ambientais de eficácia energética, sustentabilidade e consumo. A bordo, o equipamento, intitulado de Nauta, integra estes dados e posteriormente envia-os para o centro de controlo para que o operador tenha informação, em tempo real, do sistema de condução, bem como de todos os dados acerca da gestão do serviço de transporte, possibilitando que, quando determinados limites são excedidos, a comunicação e tomada de decisões seja agilizada.
Por outro lado, “os condutores dispõem de uma aplicação móvel gamificada, que para além de informação e alertas, dá recomendações personalizadas baseadas em machine learning para melhorar o rendimento, e incentiva as boas práticas de condução eficiente, com a publicação de rankings semanais. Dado que o papel dos motoristas é fundamental para tirar o máximo partido do sistema, também têm um programa de formação inicial, monitorização e formação contínua”, garante a empresa em comunicado.
Francisco Larrea, gerente da empresa que opera os autocarros do Consórcio Regional de Transportes de Madrid (CRTM). afirma que “graças à nova funcionalidade, foram detetadas poupanças no consumo de gasóleo, uma redução dos acidentes e um maior conforto dos passageiros. No primeiro ano, foi evitada a emissão de cerca de 424,75 toneladas de CO2 e os incidentes foram reduzidos como consequência da antecipação das ocorrências em estrada e da deteção preventiva de avarias quando um veículo excede significativamente a média de qualquer um dos parâmetros medidos pelo sistema. Verificou-se também uma redução do número de reclamações dos passageiros sobre travagens nas autoestradas e segurança rodoviária”.
De acordo com as observações, a Indra prevê que seja poupada a emissão de mais de 400 toneladas de CO2, o que equivale a mais de 15 milhões de quilómetros percorridos por ano por estes veículos.