A qualidade Dona Ermelinda é de excelência, representa vinhos gastronómicos com um estilo mais “clássico”.
Tenta-se sempre usar as castas mais típicas da região de vinhas velhas, conjugadas com castas internacionais, quando se entende que melhoram os lotes, tornando-os distintos.
Dona Ermelinda Tinto
CASTA: Castelão, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional
NOTA DE PROVA: Vinho de cor vermelho escuro, granada, aroma bem conjugado com a madeira, confitado, rico em frutos vermelhos muito maduros, bem conjugado com a madeira, cheio, complexo, com taninos muito redondos, final de boca prolongado e agradável.
COMO CONSUMIR? Ideal com pratos de carne, bacalhau e queijos.
Dona Ermelinda Branco
CASTA: Fernão Pires, Arinto, Antão Vaz e Chardonnay.
NOTA DE PROVA: vinho com cor palha esverdeado, aroma frutado intenso com notas a frutos tropicais e mel. Na boca revela-se cheio com grande equilíbrio entre os componentes: acidez – açúcares – álcool – madeira. Final longo persistente e agradável.
COMO CONSUMIR? Excelente para pratos de peixe, saladas, massas e carnes brancas.
Dona Ermelinda Branco Reserva
CASTA: Chardonnay, Arinto e Viognier
NOTA DE PROVA: vinho com cor amarelo esverdeada, aroma com notas de frutos doces e algum citrino, bem integrado com a madeira onde estagiou. Na boca apresenta-se cheio e cremoso com final elegante e persistente.
COMO CONSUMIR? Excelente para pratos de peixe, saladas, massas e carnes brancas.
Dona Ermelinda Tinto Reserva
CASTA: Castelão, Touriga Nacional, Trincadeira, Cabernet Sauvignon
NOTA DE PROVA: vinho com cor granada quase opaco, com aromas a lembrar frutos pretos, especiarias e fumo, com alguma compota devido à grande maturação atingida. Na boca é um vinho denso, cheio, com grande estrutura, taninos presentes, mas integrados e macios. Final longo persistente e muito agradável.
COMO CONSUMIR? Carnes, carnes vermelhas, pratos de caça, queijos, queijos de pasta mole, queijos fortes.
Dona Ermelinda Grande Reserva
HISTÓRIA: Vinho único e raro, que pretende ser uma referência dos encepamentos mais modernos da Casa Ermelinda Freitas e da Região de Setúbal.
NOTA DE PROVA: vinho com cor granada quase opaco, com aromas a lembrar frutos pretos, especiarias e fumo, com alguma compota devido à grande maturação atingida. Na boca é um vinho denso, cheio, com grande estrutura, taninos presentes e bem integrados. Final longo e persistente.
COMO CONSUMIR? Carnes, carnes vermelhas, pratos de caça, queijos, queijos de pasta mole, queijos fortes
Dona Ermelinda Rosé
Este ano, a gama Dona Ermelinda cresce com o novo Dona Ermelinda Rosé, que teve uma grande aceitação junto do consumidor. A nova referência está a reunir grande sucesso nos festivais de norte a sul em que a Casa Ermelinda Freitas esta presente.
NOTA DE PROVA: vinho com cor rose leve com aroma frutado intenso com frutas vermelhas frescas, na boca apresenta-se refrescante com grande equilíbrio entre a acidez e os açúcares.
COMO CONSUMIR? Serve de aperitivo e acompanha bem pratos leves como peixes, saladas, comida italiana como pizzas e pastas bem como comida asiática.
Novos membros Dona Ermelinda
A Casa Ermelinda Freitas um novo Moscatel Roxo de altíssima qualidade, estagiado 10 anos em barricas. Um representante fidedigno da diferenciação e distinção que é este licoroso único na Península de Setúbal.
Lança também o novo Dona Ermelinda Garrafeira, um vinho único de rara qualidade e que foi feito por ser de um ano especial (2017), mostrando bem a qualidade e o terroir que esta gama possui.