A Volvo conseguiu vender um total de 5 118 veículos em Portugal, o que faz de 2023 o segundo melhor ano de sempre da marca sueca no nosso País. Melhor resultado só foi alcançado em 2019, quando atingiu uma comercialização total de 5 320 viaturas.
Apesar de não atingir os números de 2019, a Volvo conseguiu obter em 2023 uma melhor quota de mercado do que naquele ano, passando de 2,38% para 2,56% e atingiu um maior volume de negócios.
O modelo XC40 é o grande responsável por este desempenho, representado 56% das vendas da Volvo. Na segunda posição surge o XC60, com 19%, e, na terceira, o elétrico C40, com 10%.
Atualmente, os veículos eletrificados – 100% elétricos e híbridos plug-in – representam já 82% das vendas da Volvo em Portugal, um crescimento de 70% face ao ano anterior. A empresa pretende que em 2025 metade das suas vendas sejam de veículos 100% elétricos, o que reduzirá, em média, 40% a emissão de CO2 por cada veículo vendido em todo o mundo. As projeções internacionais da marca apontam para que em 2026 o volume de negócios fique entre 48 e 52 mil milhões de euros e que a margem de EBIT se situe a cima dos 8%.
Para 2024, a grande aposta é o novo SUV 100% elétrico EX30, modelo lançado em janeiro deste ano e que é já o veículo da Volvo com mais pré-ordens de encomendas até hoje feitas. “As nossas vendas de modelos elétricos foram as melhores de sempre e o nosso recém-chegado EX30 está a ter uma performance acima das nossas melhores expetativas. Acreditamos que iremos, em 2024 iremos continuar a crescer à medida que avançamos para uma eletrificação total que é um dos pontos cruciais no nosso plano ambiental”, disse Susanne Hägglund, diretora-geral da Volvo Car Portugal.
Apesar da grande procura deste modelo, que será o SUV mais pequeno e o veículo elétrico mais barato da Volvo, as entregas têm vindo a ser adiadas devido a problemas de software. Segundo a Automotive News Europe, que teve acesso a correspondência entre a marca sueca e os revendedores, a versão 1.2 do software ainda não está pronta para ir para o mercado: “Confirmamos que a Volvo está a trabalhar arduamente para resolver o problema. Foram feitos progressos importantes, mas a versão 1.2 do software não atinge todos os requisitos necessários para ser lançada”, lê-se na correspondência divulgada pela Automotive News Europe.
Esta não é a primeira vez que o software traz entraves ao construtor sueco controlado pelos chineses da Geely. Em junho do ano passado, o topo de gama EX90 viu a sua produção ser adiada devido a problemas com o sistema LiDAR (tecnologia de deteção remota de objetos, obstáculos, movimentos, entre outros).
Estes dois modelos, EX30 e EX90, irão duplicar a oferta de veículos 100% elétricos da Volvo no mercado nacional, o que, face ao grande crescimento da procura por este tipo de veículos, faz perspectivar que 2024 poderá ser um ano ainda melhor para a Volvo Car Portugal.
Jà a nível internacional, o construtor sueco conseguiu vender no ano passado um total de 708 716 veículos, mais 15% que em 2022. Os veículos 100% elétricos representaram 16% das suas vendas.