O encantador de cabelos. Foi assim que a Vogue britânica o apelidou em 2012 e, desde então, o cognome pegou e continua a ser usado quando alguém – jornalistas, clientes ou curiosos – se refere a Ricardo Vila Nova: The Hair Whisperer. Parece assunto meio esotérico, mas é, também e sobretudo, um negócio e uma marca que merecem a nossa atenção.
É preciso, porém, recuar quase 20 anos para contar a história de Ricardo, natural do Porto e a viver atualmente no Reino Unido, onde tem um espaço no exclusivo (e icónico) Harrods, porque criou uma tecnologia inédita de leitura de ADN que lhe permite traçar o perfil genético de cada cabelo, que é há anos o seu principal meio de diagnóstico. A caminhada até à mais famosa department store de Londres foi mais orgânica do que estudada e, ao contrário do que acontece com grande parte dos profissionais, foi lá que Ricardo ganhou impulso para aquilo que já pode ser apelidado de um império. Atualmente, Vila Nova tem um espaço em Lisboa, na Avenida da Liberdade, e outros em Abu Dhabi, no Dubai e no Bahrein, além de fazer, através de parcerias, atendimentos em várias cidades dos EUA.