Flexibilidade laboral, eventos, seguro de saúde para a toda a família, salários acima da média do mercado, apoio à saúde mental e momentos de descontração em equipa. Estas são apenas algumas das práticas que as 50 Melhores Empresas para Trabalhar em 2023 estão a aplicar nas suas estruturas. Numa altura em que a captação e retenção de talento se torna o desafio maior ao qual responder, as organizações têm de ser o mais criativas possível para que não lhes fujam as pessoas indispensáveis ao seu sucesso. A EXAME foi conhecer as histórias das 50 empresas que mais se destacaram no histórico ranking elaborado e publicado há mais de 20 anos, em parceria com o ManpowerGroup Portugal.
Este ano houve muitas mexidas na lista, numa iniciativa que capta cada vez mais empresas e que quer continuar a inspirar e a distinguir as organizações que contribuem para um ambiente de trabalho saudável e produtivo. E, já agora, aproveitamos para lembrar o Fórum Futuro do Trabalho, que decorreu a 26 de outubro, na AESE Business School, em Lisboa, e durante o qual debatemos os temas fortes do talento e atribuímos as distinções relativas às Melhores Empresas Para Trabalhar 2023.
Mas nem só de empresas se faz a EXAME de novembro. Há ainda espaço para uma profunda análise sobre o Orçamento do Estado para 2024, que foi apresentado no início de outubro e cujas discussões – na generalidade e na especialidade – já tiveram início. O jornalista Nuno Aguiar traz-lhe o seu já costumeiro olhar analítico sobre o documento que vai guiar as principais linhas de ação do Executivo durante o próximo ano.
Este foi também o tema da conversa entre Joana Silva, economista sénior do Banco Mundial e professora da Universidade Católica Portuguesa, e Rute Ramos, controller na Somincor. Na Girl Talk deste mês olharam para as linhas gerais do OE 2024 e deram as perspetivas sobre os pontos a favor, contra e o que consideram ter ficado de fora das preocupações do Governo.
A EXAME foi ainda até Sintra, conhecer a mais recente certificação concedida pela Associação Empresarial e pela Câmara Municipal às empresas que mais e melhor fazem pela região. Uma reportagem entre destilarias, artesanato, travesseiros, queijadas, pão e pedra, para lhe dar a conhecer produtos autênticos, originais e confiáveis.
Na opinião, destaque para a estreia de Emília Vieira, co-fundadora e CEO da Casa de Investimentos, que se junta ao painel de especialistas da EXAME, que este mês lhe traz as reflexões de muitos executivos sobre temas tão diversos como o futuro do trabalho, investimento e a necessidade de abrandar.
Como sempre, temos ainda espaço para sugestões de compras, críticas de vinhos, automóveis e as leituras deste mês. Há muito para ler e descobrir nesta nova edição da Exame, já disponível nas bancas e em versão digital.
Boas leituras!