Janeiro é sempre mês de previsões, e este ano arriscamos com a certeza de que não conseguiremos falhar tanto como quando tentámos antecipar o que aconteceria em 2020. Depois da linha vermelha que a pandemia passou por cima das perspetivas do ano passado, 2021 começa com a aplicação de vacinas produzida em tempo recorde devido ao trabalho conjunto de cientistas, farmacêuticas e Governos, o que sinaliza uma presença mais fundamental da globalização nas nossas vidas. Há ainda sinais de maior integração europeia, do ressurgimento da China como potência económica mundial e de algum retorno à ‘normalidade’ no contexto político norte-americano, enquanto o teletrabalho obriga a mudanças profundas em setores como o imobiliário e os benefícios laborais,
Num extenso trabalho assinado pelos jornalistas Nuno Aguiar e Rui Barroso, olhamos ainda para o futuro dos mercados e tentamos adivinhar as tendências em termos de políticas orçamentais. Um dossiê a não perder, publicado na EXAME que chega às bancas no último dia deste 2020 que ficará para sempre na memória.
Em destaque nesta edição está ainda o resumo da ‘Portugal em EXAME’, o evento anual da nossa revista e que contou com os contributos do ministro da Economia, Siza Vieira, da comissária europeia Elisa Ferreira, para além de empresários, economistas, gestores e especialistas de várias áreas, que foram convidados pela nossa equipa a olhar para a economia pós-pandemia. Os vídeos e artigos da conferência podem ser vistos ou revistos no site da EXAME.
Na EXAME que chega agora às bancas há ainda espaço para uma análise às políticas económicas da nova administração norte-americana, que toma posse a 20 de janeiro. As escolhas de Joe Biden e Kamala Harris para o Tesouro americano, o Conselho de Assessores Económicos ou o Gabinete de Gestão e Orçamento fazem adivinhar algumas das linhas que deverão seguir durante os próximos quatro anos: a redução das desigualdades e a redistribuição da riqueza parecem fazer parte das prioridades.
Há ainda espaço para conhecer o novo CFO da Sonae, João Dolores, que há dois anos ocupa o lugar de braço-direito de Cláudia Azevedo, e para uma visita à fábrica da Riberalves, a empresa familiar que que celebrou 35 anos de vida em 2020, e que continua a colocar o bacalhau na mesa dos portugueses e do mundo.
Na Girl Talk de janeiro, Ana Nunes de Almeida, investigadora do ICS e Maria Antónia Torres, partner da PwC lamentam a falta de pensamento crítico da sociedade portuguesa e pedem compromisso com a Educação, a Ciência e a Saúde.
Além da EXAME de janeiro, chega simultaneamente às bancas a edição especial dedicada às 500 Maiores e Melhores Empresas, com análises sobre o desempenho deste universo tão relevante para a economia nacional; retratos da Melhor Empresa do Ano, das vencedoras dos prémios especiais (contributos para as exportações e criação de emprego) e das distinguidas em cada mercado; além de uma entrevista a José Neves, fundador da Farfetch e que recebeu este ano o prémio Excelência na Liderança.
Razões que acreditamos serem suficientes para não perder a EXAME, numa banca perto de si ou, se preferir, mensalmente na sua casa e/ou no seu dispositivo móvel, através de subscrição.
Boas leituras e um ano de 2021 cheio de esperança!