A Bolsa de Turismo de Lisboa, BTL, prevista para a próxima semana, foi adiada devido aos receios em torno da propagação do novo coronavírus. A decisão, confirmada à EXAME por fonte da AIP, foi tomada esta quinta-feira, 5 de março, no final de uma reunião da organização e horas depois de o Turismo de Portugal e as entidades responsáveis pela promoção do turismo nas regiões terem anunciado que não teriam presença física no certame.
A BTL, que deveria decorrer na próxima semana, de dia 11 a 15, será transferida para os dias 27 a 31 maio. A meio da manhã desta quinta-feira ainda estava visível no site da FIL um comunicado da organizadora, a Fundação AIP, que confirmava a realização do evento. A partir das 12:00 deixou de ser possível comprar bilhetes para o certame na plataforma online.
Já hoje, citada pela Lusa, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, tinha admitindo que estavam a ser feitas diligências no sentido de adiar a feira. “Estamos todos juntos a tentar que o evento seja adiado, para que possamos continuar a trabalhar no mesmo registo de normalidade, que tem sido o privilegiado até aqui.”
Esta quarta-feira à noite, o Turismo de Portugal e 15 entidades oficiais ligadas ao setor turístico anunciaram que não iriam fisicamente estar presentes na feira por não estarem “reunidas as condições para manter a sua participação na BTL 2020 na data prevista para a sua realização, seja através de stand próprio seja através dos diversos eventos inicialmente programados,” deixando em aberto a possibilidade de marcar o certame para outra data.
Ainda há três dias, em comunicado, a Fundação AIP tinha confirmado a realização da feira “apesar das circunstâncias” ligadas à disseminação do coronavírus, que tomou proporções globais nas últimas semanas. “A organização da BTL está firmemente empenhada com a realização de mais uma edição de grande sucesso, comprometendo-se a adotar, em articulação com as entidades competentes, todas as medidas que venham a ser consideradas necessárias para assegurar a segurança dos expositores e dos visitantes,” referia na altura a fundação.
Para a edição deste ano estavam inscritos cerca de 1500 expositores de 67 destinos internacionais e até ao passado dia 2 só tinham sido registados três cancelamentos. Só os destinos nacionais (Turismo de Portugal e entidades regionais) ocupavam um dos quatro pavilhões da feira. No ano passado a 31.ª edição da feira, a maior para o setor do turismo em Portugal, atraiu 1400 expositores, mais de 70 mil visitantes, cerca de metade dos quais profissionais, tendo sido realizadas 5.000 reuniões.