O teatro não é um luxo, mas sim um bem essencial. Um serviço público. Deve, por isso estar próximo das pessoas. Foi com esta ideia em mente que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) lançou o programa “Um Teatro em Cada Bairro”. O objetivo? A oferta descentralizada de propostas culturais, construída com o envolvimento das comunidades e agentes locais, promovendo uma cultura de proximidade.
Ao abrigo do programa já abriram seis teatros de bairro. Sobre o projeto, Carlos Moedas, presidente da CML, refere: “Um Teatro em Cada Bairro reflete a visão que tenho para Lisboa: a de uma cidade com a cultura no centro. Uma cidade em que a cultura é descentralizada, próxima de todas as comunidades e acessível a cada uma delas. Em que a cultura é aberta ao usufruto de todos e está viva e renovada”.
Espaço Avenidas
Localizado no bairro do Rego, conta com uma galeria de exposições, um auditório e um espaço multiusos. Aqui há sessões de cinema, workshops, conversas, teatro, dança… Tudo o que de melhor uma comunidade pode fazer quando tem um espaço para isso.
Casa do Jardim da Estrela
O edifício da antiga escola Froebel/creche do Jardim da Estrela é agora um novo espaço de cultura para todos, aliando a sustentabilidade à cultura. Tem uma eco-biblioteca, um núcleo de investigação dedicado aos jardins históricos e um espaço para exposições.
Cine-Teatro Turim
O espaço que marcou diferentes gerações em Benfica, reabre agora como cine-teatro, completamente renovado e com uma oferta cultural variada – teatro, música, cinema, entre outras. Além de um espaço artístico de experimentação, tem uma vertente de apoio aos artistas e agentes culturais, a novos talentos, bem como às coletividades e associações locais.
Quinta Alegre
Situada no antigo Palácio Marquês do Alegrete, na freguesia de Santa Clara, a Quinta Alegre é, agora, um espaço cultural de proximidade, com oferta de programação variada, com o objetivo de promover e desenvolver uma cidadania participativa.
Boutique da Cultura
Localizado no bairro de Carnide e já com 10 anos de história, este espaço celebrou o aniversário redondo aderindo à rede Um Teatro em Cada Bairro, ampliando, a sua oferta cultural bem como o seu espaço. Aqui há residências artísticas, uma incubadora de artes e até uma livraria solidária.
Coruchéus
Este é mais recente espaço a aderir ao programa, inaugurado em novembro. Fica em Alvalade, no antigo ateliê do escultor Laranjeira Santos, e pretende ser um ponto de encontro e partilha de conhecimento entre agentes culturais, em particular o Complexo Municipal dos Coruchéus, que este ano celebra 50 anos.