Até pode já conhecer por alto o Alentejo e o Ribatejo, mas se for de autocaravana, garantimos-lhe que será toda uma nova experiência. Os autocaravanistas que visitarem estas regiões têm a vida facilitada, com 14 áreas de serviço para autocaravanas disponíveis.
Este é um projecto promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceria com os municípios envolvidos. A rede tem equipamentos e infraestruturas necessários para assegurar estadias em conforto e segurança, preservando a paisagem, habitats e os modos de vida das comunidades. Para já, tem à sua escolha 14 áreas de serviço, mas até ao fim do ano este número vai duplicar para um total de 28 áreas de serviço. Para reservar o seu lugar, basta registar-se no site outdoor-routes.pt.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/09/230926_Mapa_geral_RedeASAS_2023set14-1080x1080.jpg)
Deixamos-lhe um conjunto de dicas para embarcar numa road trip e ficar a conhecer o Alentejo e o Ribatejo como nunca os viu.
Alandroal, Terena e Santiago Maior
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/09/230927_Alandroal.jpg)
A freguesia de Santiago Maior fica a cerca de 20 quilómetros do centro do concelho do Alandroal e a de Terena, a meio caminho entre as duas localidades. A paisagem é marcada por aloendros, os perfumados e coloridos arbustos que dão nome ao concelho, e pelo rio Guadiana. A proximidade com Espanha explica a existência de três castelos – Juromenha, Terena e Alandroal –, que cumpriam um papel de proteção.
Almeirim
As extensas vinhas fazem do concelho um destino perfeito para o enoturismo. Visite a Adega Cooperativa de Almeirim, Fiúza & Bright, Quinta da Alorna ou Quinta Casal Branco. No regresso, para compensar algum excesso, coma um prato fumegante da principal atração gastronómica da terra: a Sopa da Pedra.
Almodôvar
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/09/230927_Almodovar.jpg)
Aqui é possível encontrar antas e estelas funerárias epigrafadas com Escrita do Sudoeste, a escrita mais antiga da Península Ibérica e que podem ser vistas no MESA – Museu da Escrita do Sudoeste, visita obrigatória. Para ver mais vestígios históricos milenares faça o percurso pedonal Do Mira Às Mesas do Castelinho.
Alter do Chão
A Coudelaria Real, decisiva na recuperação da raça lusitana Alter Real, foi aqui fundada, em 1748. Hoje dá lugar à Escola Portuguesa de Arte Equestre. Visite o Castelo de Alter do Chão, a Villa Romana da Casa de Medusa e a Casa e Jardim do Álamo. Almoce num restaurante típico e não se esqueça de comprar uma garrafa de licor de Açafrão.
Castelo de Vide
Com cerca de 2 quilómetros de muralhas, esta vila tem um centro histórico encantador. Visite o castelo, a fonte da vila e depois deixe-se levar pelas ruas sinuosas da judiaria – impecavelmente preservada e dos mais importantes exemplos da presença de judeus em Portugal.
Crato
A história desta vila supera os 5 mil anos, sendo, por isso, o local ideal para fazer uma viagem no tempo. Passeie pelas suas mais de 70 antas, pontes e villas romanas, visite o Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, o castelo e as suas muitas igrejas e ermidas. Desfrute dos sabores típicos como migas de batata, alhada de cação e finalize com o doce regional “Tecolameco”.
Coruche
O maior tesouro desta terra é o seu montado de sobro, que lhe valeu o título de Capital Mundial da Cortiça. Para ficar a saber mais sobre o tema, visite o Observatório do Sobreiro e da Cortiça. Aproveite os diversos percursos pedestres e de cycling e, quando tiver fome, não deixe de explorar a gastronomia local.
Gavião
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/09/230927_Alamal-GAVIAO.jpg)
Com encostas verdejantes que envolvem o rio Tejo, aqui a paisagem é o maior património. Passe um dia na praia fluvial Alamal, suba ao castelo de Belver e maravilhe-se com vista, faça um dos muitos percursos pedestres e visite o Observatório de Avifauna do Outeiro, com a sua paisagem deslumbrante. Não perca ainda a oportunidade de degustar um dos pratos de caça, os maranhos ou a lampreia, típicos da região.
Mourão
O lago do Alqueva reinventou Mourão, submergindo terras, fazendo nascer uma praia paradisíaca – a praia fluvial de Mourão. Visite também o Museu da Luz, um espaço interpretativo das profundas alterações ocorridas neste território. Coma no restaurante Adega Velha.
Ponte de Sor
Próximo da Albufeira de Montargil e com uma das maiores manchas florestais de sobreiro do planeta, este município convida a desportos náuticos, roteiros pelos cursos de água ou pelo montado e birdwatching. Não deixe de passar pelos Moinhos de Água de Rodízio e de experimentar iguarias típicas como o peixe do rio ou a tigelada.
Rio Maior
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/09/230927_RioMaior.jpg)
Situam-se aqui, a 30 quilómetros do mar, as únicas salinas interiores em Portugal, com uma água sete vezes mais salgada do que a do mar. Visite-as, aproveite a embalagem para fazer um percurso pedonal na serra dos Candeeiros e descubra ainda a Villa Romana, construída no séc. I d.C., implantada à beira do rio Maior. E não saia da região sem degustar os vinhos da Quinta da Badula ou da Adega Porta da Teira.
Vila Viçosa
Uma das mais bonitas vilas portuguesas, com um invejável património histórico e artístico. A obra mais emblemática do concelho é o magnífico Paço Ducal, exemplar único da arquitetura civil portuguesa. Para uma verdadeira visita cultural, faça a Rota dos Museus. Experimente ainda as migas de pão com carne de porco ou o ensopado de borrego da região.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/09/230927_BarraLogos-1-1600x333.jpg)