Dulce tem 91 anos, mora em Alcântara e gosta de ir comprar o seu peixe todas as semanas ao Mercado Rosa Agulhas. Vai de autocarro. Sara tem 19 anos, mora em Arroios e frequenta a licenciatura de Marketing e Publicidade numa faculdade em Santos. Desloca-se de metro para as suas aulas. Luís, 66 anos, mudou-se recentemente para Benfica e é voluntário no centro da capital. Três vezes por semana, apanha o comboio e o elétrico para ir e regressar. O que têm os três em comum? Acesso a uma espécie de “golden ticket”: de há um ano para cá, deixaram de pagar pelas suas viagens nos transportes públicos.
Os três protagonistas deste artigo traduzem bem a realidade que se vive na capital. Seja de autocarro, comboio ou metro, são milhões os que optam por se deslocar no concelho de Lisboa de transportes públicos. Em 2022, foram transportados pelo Metropolitano de Lisboa 136 milhões de pessoas. No caso dos comboios urbanos da capital, a CP – Comboios de Portugal registou 148 milhões de passageiros. Já a Carris, transportou 126,9 milhões de passageiros em Lisboa. Destes, mais de 90 mil utilizaram os transportes de forma gratuita – tal como a Dulce, a Sara e o Luís.
Bilhete de ouro: + 65 / – 23 anos
Desde 25 de julho de 2022 que seniores residentes na cidade de Lisboa com mais de 65 anos se podem deslocar gratuitamente nos transportes públicos, bem como estudantes até aos 23 anos, estes desde setembro. Neste primeiro ano, mais de 90 mil pessoas usufruíram desta medida lançada pela Câmara Municipal de Lisboa. “Hoje temos mais de 90 mil pessoas em Lisboa que não pagam transportes públicos, o que equivale a cerca de 16% da nossa população”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/08/230811_1080x1920_1ano_-608x1080.jpg)
Os passes gratuitos da capital aplicam-se aos transportes públicos urbanos da Carris, Metropolitano, CP e Fertagus (apenas para os jovens). É uma medida que “não terá recuo”, garante a autarquia, e que se insere nas metas de sustentabilidade ambiental, no combate às alterações climáticas e na melhoria da mobilidade das pessoas.
“Lisboa é das poucas cidades na Europa que têm transportes públicos gratuitos. Com esta medida queremos dar um sinal muito claro que estamos no sentido da descarbonização e de uma cidade mais limpa”, acrescentou em comunicado o presidente da autarquia.
Fixe estes números:
+90 mil
n.º de passes gratuitos de transportes públicos desde 2022
33 mil
n.º de estudantes lisboetas com passe gratuito desde 2022
58 mil
n.º de seniores lisboetas com passe gratuito desde 2022
+65 anos
idade elegível para a gratuitidade do passe Navegante
Até 23 anos
idade elegível para a gratuitidade do navegante municipal Lisboa