O Natal é em dezembro e a Consoada é de 24 para 25. Eis a únicas certezas que temos a pouco menos de um mês da grande festa que, todos os anos, reúne famílias na cozinha, na casa de jantar ou à lareira, um pouco por todo o país. Num ano diferente, em que provavelmente, vamos ter de dividir a noite da Consoada por almoços e jantares de Natal com grupos mais pequenos, não queremos que passe os dias na cozinha.
A Casa do Marquês, a empresa dos grandes eventos, casamentos de sonho, e cozinha de alta qualidade, pensou num Natal diferente, com várias possibilidades. E a escolha é sua: se é bacalhau cozido com todos, pode ser. Se é peru recheado, também. Ou se, em sua casa, se opta pelo polvo ou lombo de porco, a equipa da Casa do Marquês está preparada.
“Em mais de três décadas de vida temos uma larga experiência, capaz de satisfazer o mais exigente paladar ou os gostos mais excêntricos. Por exemplo, se um cliente quer uma Consoada diferente, basta imaginar e pedir. Nós fazemos e entregamos em casa. Para nós, não há limites para a imaginação”, conta a administradora Florbela Bem, que há 31 anos fundou a Casa do Marquês com José Eduardo Sampaio, o antigo futebolista do Sporting.
Os novos Cabaz de Natal ou Cabaz de Passagem de Ano juntam-se aos já existentes Aniversário, Mariscada ou Brunch, por exemplo, que a empresa lançou este ano, em tempos de pandemia, e com grande sucesso. Há também pratos soltos, com doses à dimensão que pretender: Sopa Rica do Mar, Caril Verde de Gambas, Crepes de Bacalhau com Molho de Camarão, Perna de Pato lacado com mel e coentros em grão, ou Rosbife com molho de pimenta verde são algumas das ideias. E é melhor ficar por aqui porque já estamos a salivar.
Há ainda o pão Beira Tejo, ou os Gelados Artesanais Casa do Marquês, mas o chef Humberto Santos, responsável pelas cozinhas do grupo, destaca ainda o Bolo-Rei. “É uma das nossas grandes especialidades, com uma receita própria e exclusiva e com nove variedades, que não se encontram em mais nenhum lado: ananás e coco, banana e manteiga de amendoim, chocolate de avelãs e nozes, doce de ovos e laranja, doce de ovos gila, amêndoa e nozes, pera rocha e gengibre, e de enchidos, para lá das versões tradicionais de Bolo-Rei e Bolo-Rainha.
A Casa do Marquês desenhou ainda uma nova linha, a “Quase, Quase”, que inclui refeições semi-preparadas, com instruções para finalizar em casa, “acabadinhas de sair do forno”. Um Risotto de Espargos ou de Cogumelos, uma Lasanha de Salmão ou um Bacalhau Confitado são algumas das hipóteses.
Para ver o resto, pode consultar o site. Lá ficará a saber o número de telefone para encomendar e os passos a seguir, na secção Take Away. Ah, mais uma informação relevante para terminar: em Lisboa a entrega é gratuita para um consumo mínimo de 50€.