Coordenador do Nova SBE Digital Experience Lab
Experimentar para entender: a importância de espaços de encontro com a tecnologia
Nem toda a gente tem acesso à última tecnologia. É por isso fundamental a criação de espaços democratizados de contacto com essas soluções, nomeadamente para estudantes
5G: da terceirização do conhecimento à automação das ações
A nova geração de comunicações móveis irá permitir criar redes mais rápidas e resilientes, que irão potenciar novos casos de uso para empresas e pessoas. As projeções dizem que até 2030 existirão mais de 29 mil milhões de dispositivos conectados - que benefícios para o ecossistema poderão existir num mundo mais ligado e que oportunidades de negócio estes poderão representar?
Personalização e sustentabilidade impressas a 3 dimensões
Os métodos de impressão aditiva têm vindo a ganhar cada vez mais preponderância, com aplicações reais em indústrias importantes como a aeronáutica, automóvel ou espacial. Neste artigo queremos explorar o que é a impressão 3D e o que pode fazer pelos objetivos de sustentabilidade das empresas.
Inteligência Expandida: o caminho partilhado entre o ser humano e a máquina
São já diversas as aplicações da Inteligência Artificial, tanto em ambiente corporativo como nos serviços e aplicações que usamos no nosso quotidiano. À medida que avançamos para uma sociedade mais informatizada, em que os dados e a capacidade de os processar evoluem a uma velocidade sem precedentes, de que forma pode a inteligência humana acompanhar a inteligência artificial? Estaremos condenados a ser ultrapassados pela máquina ou existirão oportunidades específicas para o ser humano?
Low-code: a democratização da transformação digital
As tecnologias low code permitem que qualquer pessoa, sem especial conhecimento de linguagens de código, crie aplicações informáticas para diversos casos de uso. Que oportunidades pode o low code representar para a criação de literacia digital e fluência tecnológica na sociedade e nas organizações?
O equilíbrio no futuro da automação: o papel dos humanos e máquinas (*)
A automatização já não é um tema do futuro: acontece hoje, em diversos setores, em ambiente industrial e em serviços de suporte ao negócio. Que papeis irão desempenhar humanos e robots numa economia cada vez mais digital?
Web3.0: que papel quero ter neste novo capítulo da história da internet?
Ao longo dos quase 40 anos desde a sua data de nascimento oficial, a internet tem passado por diversas evoluções. As distributed ledger technologies – das quais a blockchain é talvez a mais conhecida – têm permitido idealizar um novo modelo de internet: a web 3.0. Neste modelo, empresas e pessoas tornam-se “co-proprietários” da web. Que implicações terá este novo paradigma para os incumbentes e que oportunidades trará para o utilizador comum?
A construção da confiança depende de todos nós
Os ataques que várias instituições portuguesas sofreram recentemente têm colocado a cibersegurança no centro da conversa mediática. Num mundo cada vez mais tecnológico, que papel pode ter a cibersegurança na construção de uma cidadania digital e da confiança entre instituições e entre estas e os indivíduos?
Até onde se pode estender a realidade?
Longe de serem uma novidade, as tecnologias imersivas têm ganho cada vez maior relevância, quer pelas várias aplicações no retalho e nas empresas, quer pela recente popularidade do conceito de metaverso. Enquanto meio para uma experiência mais digital, que papel pode ter a realidade estendida no estabelecimento de relações mais humanas e genuínas?