Esta é já a nona edição do evento promovido pelo Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, que realça a importância do teatro como “ferramenta terapêutica e pedagógica”.
O FNATES – Festival Nacional de Teatro Especial, decorre no Teatro São Pedro, em Abrantes, desde domingo, dia 21, e prolonga-se até quarta-feira, 23, contando com a participação de cinco grupos de teatro oriundos de vários pontos do país.
Tal como o nome indica, este é um festival especial porque tem uma particularidade: os grupos de teatro são constituídos por atores com deficiência.
O evento realça a importância do teatro não só como ferramenta terapêutica e pedagógica, mas também como sendo um fator de inclusão numa sociedade marcada pela diversidade, que se pretende aberta e integradora de todos os cidadãos, independentemente das suas diferenças.
O FNATES é promovido pelo Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) que celebra, precisamente dia 23 de março, o seu 39ª aniversário. Em declarações à agência Lusa, o presidente da direção, Nelson de Carvalho, referiu que este festival é “um instrumento de sensibilização do público em geral para a problemática das pessoas portadores de deficiência, e um veículo de promoção das suas capacidades e das coisas bonitas que são capazes de fazer”. Acrescentou ainda que para estes atores o teatro funciona como “um meio facilitador da comunicação e da integração social”, daí a importância de iniciativas como esta.
Paralelamente ao FNATES, decorre a Semana do Centro de Atividades Ocupacionais do CRIA, com diversas exposições e colóquios subordinados às temáticas da “Sexualidade na Deficiência” e sobre a “Problemática do Envelhecimento e Qualidade de Vida na Deficiência”.
O festival termina na quarta-feira com a peça “A diferença está naquilo que somos”, representada pelos atores do CRIA.