A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) querem levar o tema dos refugiados às escolas secundárias.
A iniciativa nasceu na faculdade quando um grupo de estudantes, na aula de “Implementação de Projetos com Impacto”, idealizou o projeto que pretende desmistificar os preconceitos em relação à chegada de refugiados a Portugal e justificar a sua inserção na sociedade portuguesa, nomeadamente no contexto académico e laboral.
A implementar a partir de janeiro de 2016, a ideia foi já testada na Escola Secundária José Gomes Ferreira e no Externato Marista, ambos em Lisboa, e ficou comprovada a importância da sensibilização para alterar mentalidades e aumentar a recetividade dos alunos aos refugiados.
Não se pretende, no entanto, que a comunicação seja unidirecional. Pelo contrário, os estudantes da Nova SBE defendem o debate e a pluridade de opiniões como forma de chegar ao consenso. Acreditam que a opinião dos jovens, sustentada no conhecimento e na informação verídica, vai influenciar a forma como o agregado familiar e mesmo a comunidade onde se inserem olham e percecionam a crise dos refugiados.
A iniciativa levará às escolas o workshop “Deverá Portugal acolher os refugiados?”, em que é exibido o vídeo “The European Refugee Crisis and Syria Explained” do canal “In a Nutshell – Kurzgesagt”, que explica a situação com base na economia social e no tratamento real de dados históricos e estatísticos, além da solidariedade social. No final, os alunos do secundário são convidados a participar num momento de reflexão, de forma a facilitar a compreensão da informação partilhada.
A campanha de sensibilização irá percorrer um vasto número de escolas, não só em Lisboa mas principalmente nas localidades onde os refugiados vão ser integrados, de forma a promover a recetividade destas populações. A rede de voluntários da PAR e a colaboração dos professores será essencial para pôr o projeto em prática.