A décima edição do GIRO, a maior iniciativa de voluntariado corporativo do país, realizou-se de norte a sul de Portugal nos dias 2 e 9 de outubro.
Uma das missões mais emblemáticas dos voluntários que participaram da iniciativa promovida pelo Grace – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial foi o trabalho de reconhecimento de 18 freguesias de Lisboa, identificando pontos-chave que exigem a melhoria de acessibilidades no sentido de contribuir para inclusão dos cidadãos com mobilidade reduzida.
Os dados recolhidos pelos voluntários vão dar origem a um documento útil para a intervenção das autarquias que estará disponível na página do Grace.
Outra das ações que mobilizou os voluntários foi o apoio ao movimento Serve the City que juntou à mesma mesa, num chá de convívio, beneficiários de instituições sociais e voluntários, que partilharam histórias e experiências.
Também se realizaram ações de âmbito ambiental, como a limpeza das margens e leito do Rio Tinto (Porto) ou a apanha de espécies invasoras, a plantação de árvores nativas e a reposição de árvores na Mata Nacional do Buçaco (Aveiro).
A iniciativa contou com a presença de mais de 900 voluntários de 55 empresas de todo o país.