A página Portugal Acessível, um guia nacional sobre as condições de acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras em vários locais do país, foi o projeto vencedor da edição deste ano dos Svayam Accessibility Awards.
O site criado pela Associação Salvador permite calcular itinerários acessíveis e trocar informações com outras pessoas que frequentem a página.
O prémio é atribuído pela ONG indiana Svayam que procura contribuir para a acessibilidade e mobilidade de pessoas com deficiência motora, invisuais ou idosos com mobilidade reduzida.
Tal como Salvador Mendes de Almeida, 31 anos, que que ficou tetraplégico depois de ter sofrido um acidente de mota aos 16, a fundadora da Svayam, a indiana Sminu Jindal ficou tetraplégica aos 11 anos na sequência de um acidente de automóvel.
A Associação Salvador promove a integração de cidadãos portadores de deficiência motora na sociedade e a melhoria da sua qualidade de vida.
Tem um gabinete de apoio ao emprego, um espaço desportivo adaptado, realiza eventos de convívio e desenvolve atividades de sensibilização nas escolas.