O Pão Com História, um projeto da instituição de solidariedade social Pressley Ridge, venceu um prémio internacional no valor de 130 mil euros no âmbito do Prémio Especial dos 325 anos do Banco Barclays.
O projeto, que deverá ser implementado em Cascais, venceu o People’s Vote, que dependia da votação do público online.
Impulsionado pela Presseley Ridge, a trabalhar em Portugal há mais de 20 anos, o objetivo é “combater a situação da pobreza infantil em Portugal”.
O projeto inclui a criação de uma padaria de baixo custo, a Pão Com História, instalada num “meio desfavorecido” e numa linha gourmet para restaurantes e lojas especializadas.
A padaria irá receber pessoas formadas e proporcionar um estágio, que deverá ser de seis meses, com a perspetiva de enviar 30 pessoas para o mercado de trabalho no primeiro ano.
O mesmo espaço terá o “clube de miúdos” para aplicar “métodos de aprendizagem com métodos essencialmente lúdicos e ativos”.
“Os miúdos que frequentam este espaço vão contribuir para as histórias que o pão vai contar”, explicou a responsável, ao referir que os escritos dos pequenos irão acompanhar os pães da linha gourmet.
A organização está a escolher o melhor espaço para abrir portas no concelho de Cascais, onde tem implementados dois projetos. Com uma estimativa de autossustentabilidade num ano, Kátia Almeida referiu serem necessários cerca de 160 mil euros iniciais para arrancar com o projeto, como o projeto também foi distinguido com o prémio para a Europa, no valor de 60 mil euros, estão reunidas as condições para a abertura da padaria.