Sensibilizar e prevenir os maus-tratos na infância é o objetivo da campanha “A infância não se repete”, que sugere uma maior presença dos pais na vida dos filhos.
A campanha, da associação Caminhos da Infância, tem o apoio de quatro figuras públicas, que vão estar em cartazes a alertar para os efeitos dos maus-tratos na infância, e consiste ainda numa exposição de fotografias de pais e filhos.
“Comum à maioria dos textos dos contos infantis é a aparente ausência dos pais”, afirma Rodrigo Leitão, da agência de publicidade responsável pela campanha, acrescentando: “Quão diferente teria sido a história do Capuchinho Vermelho se tivesse ido visitar a avó acompanhada.”
A campanha irá decorrer durante o Mês Internacional da Prevenção do Mau Trato na Infância (abril), e conta com o apoio do Centro de Intervenção Social do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens, da Câmara de Lisboa e da Fundação EDP.
Segundo o relatório anual de atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, em 2013 foram acompanhadas 71.567 crianças, sendo a negligência a principal situação de perigo identificada (25,3%).