O investigador José Cecílio, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi desafiado pela professora de ensino especial Cecília Tomás a desenvolver uma calculadora para uma das suas alunas, a Maria Inês, de 8 anos, que sofre de tetraparesia discinética (um tipo de paralisia cerebral).
A CalcZapper, assim se chama a calculadora adaptada, foi desenvolvida pelo departamento de informática da faculdade para Android. A aplicação permite percorrer as várias teclas da calculadora através de um único botão que faz o varrimento das várias opções, bastando ao utilizador voltar a carregar no botão para selecionar a opção que pretende.
José Cecílio explica que “pressionando um simples botão é possível aceder a qualquer elemento da calculadora. Além de possuir a funcionalidade para utilizadores com incapacidades motoras, a CalcZapper mantém todas as características de uma calculadora convencional e por isso pode ser utilizada por qualquer cidadão”.
A calculadora já está a ser utilizada por Maria Inês. O investigador não esconde o orgulho na equipa de trabalho: “A ciência não está presa aos laboratórios, resolve problemas bem reais, e este é um bom exemplo disso mesmo”.