Imagine que está numa loja de roupa à procura de novas peças para alegrar o seu roupeiro. Quando chega à caixa, além da conta, entregam-lhe um saco branco com a inscrição “Buy something new” (compre algo novo). Intrigado, vira o saco do avesso e repara que ele muda de cor, para preto, agora com a inscrição “Donate something old” (doe algo velho). Esta é a nova campanha da Uniforms for the dedicated – UFTD.
A UFTD é uma marca de roupa sueca, só para homens, que quer por os seus clientes a reutilizarem os sacos, mas também a ajudarem instituições de solidariedade social que serão beneficiárias das roupas doadas. Para isso, convidou a agência DDB, de Estocolmo, a desenhar uma campanha de publicidade.
A campanha criada chama-se “The Rag Bag” (o saco de pano) e consiste na ideia de que a moda também pode ser sustentável (incluindo socialmente). O envio das roupas para as instituições sociais é gratuito para o cliente e fica a cargo da UFTD.
Há uma lista de instituições suecas passíveis de serem escolhidas por quem doa as peças de roupa, mas o cliente também pode optar pela UNICEF. As instruções para todo o processo podem ser encontradas no próprio saco, do lado negro.