A organização não-governamental para o desenvolvimento Helpo realiza, na próxima segunda e terça-feira, dias 9 e 10, nas piscinas do Jamor (Oeiras), a iniciativa “24 horas a nadar por uma causa”, que irá angariar apoios para criar uma ludoteca no bairro das Fontainhas, em Cascais.
A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e a Federação Portuguesa de Natação (FPN), visa a recolha de fundos e bens para a reconversão de um edifício degradado numa ludoteca, afirma a Helpo numa nota enviada à Lusa.
A ludoteca terá as valências de biblioteca, espaço multimédia e estudo acompanhado para as crianças e jovens residentes no bairro das Fontainhas e arredores.
Das 21h do dia 9 (segunda-feira) até às 21h do dia 10, haverá sempre alguém a nadar (os horários podem ser escolhidos no momento da inscrição no site da Federação Portuguesa de Natação), contribuindo cada participante com cinco euros em dinheiro e a entrega de um produto de uma lista disponibilizada pela Helpo.
Da lista de bens necessários ao projeto fazem parte jogos didáticos, livros escolares e de leitura, material escolar de base (cadernos, borrachas, afias, lápis de carvão), material para trabalhos manuais (folhas, lápis e canetas de colorir) e resmas de papel.
A boa aceitação da iniciativa “24 horas a nadar contra a pobreza” realizada em novembro de 2011 no Complexo Desportivo da Alapraia, no Estoril (Cascais), na qual participaram 242 pessoas, levou a associação a repetir a iniciativa num momento “em que os apoios escasseiam mas a necessidade de intervenção aumenta”.