É apresentado no dia 31 de janeiro, pelas 18 horas, no Centro Cultural de Cascais, o programa da Câmara de Cascais para celebrar o Ano Europeu dos Cidadãos, decretado pela União Europeia.
A autarquia pretende aproveitar esta oportunidade para assumir-se como a Capital Portuguesa da Cidadania e Democracia Participativa. Para isso, vai reforçar, ao longo de todo o ano, os contactos com a população, nomeadamente no que diz respeito aos processos de tomada de decisão sobre o orçamento. Esta autarquia já tem uma forte tradição ao nível do seu Orçamento Participativo e por isso, o ponto alto do programa, deverá ser, em julho, a realização da Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa, este ano presidido por Cascais.
A apresentação de todo o programa do ano 2013 contará com a participação de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais; de Miguel Pinto Luz, vice-presidente da autarquia; e ainda com a presença de um representante do Observatório Internacional da Democracia Participativa (Xavier Trias, autarca em Barcelona) e do projeto vencedor do Orçamento Participativo de Cascais 2012 (Espaço Lúdico da Malveira da Serra), que apresentará um testemunho de cidadania.