Consciente do aumento das dificuldades económicas entre a comunidade escolar, a Universidade de Lisboa (UL) resolveu avançar com o reforço do Programa Alimentação, que vai permitir a duplicação do número de refeições sociais no próximo ano.
“A ação social é uma responsabilidade do Estado, mas as universidades não podem ficar indiferentes à situação concreta dos seus estudantes”, lê-se no comunicado da reitoria.
Atualmente, as cantinas da universidade distribuíam 435 mil refeições por ano. Em 2013, serão 650 mil: 330 mil na cantina da Cidade Universitária, 120 mil na cantina do Campo Grande e 200 mil nos bares e refeitórios das faculdades e institutos.
O preço do menu é de 2,40 euros e inclui sopa, prato principal, sobremesa, pão e bebida.
As cantinas da Cidade Universitária e do Campo Grande serão de melhorias no âmbito do programa, para diminuir os tempos de espera e desenvolver áreas de estudo naqueles espaços.
A cantina da Avenida das Forças Armadas será encerrada, já que era a menos utilizada pelos alunos. Distribuía 20 mil refeições por ano aos estudantes da UL e 80 mil a alunos de outras instituições.