São várias as campanhas que pedem a colaboração dos portugueses para que mais crianças tenham presentes no sapatinho.
A imobiliária REMAX, por exemplo, desafia as crianças com o lema Este Natal, o Pai Natal és tu e pede aos mais novos para entregarem roupas e brinquedos de que já não precisem nas lojas da agência. Os bens podem ser entregues até ao início de janeiro e serão doados a instituições de solidariedade social de todo o país.
A Fundação Rui Osório de Castro, que apoia crianças com cancro e os seus familiares, pretende angariar donativos com a venda do peluche XI- Coração, uma espécie de coelho com braços muito longos para conseguir “abraçar o mundo” e dar proteção e carinho às crianças que sofrem da doença. A mascote está disponível em cinco cores (violeta, azul claro, rosa, verde claro e roxo). Custa 10 euros (mais portes de envio) e pode ser comprada online (www.fund-ruiosoriodecastro.org) ou na sede da fundação, em Lisboa.
Na cadeia de lojas de brinquedos Toys’R’Us
os embrulhos dos presentes vão estar a cargo de representantes de associações de solidariedade social que estarão a recolher donativos para melhorar o natal de muitas famílias. As instituições parceiras são a Associação Família Unida, Terra do Nunca, Nova Dimensão e Associação de Apoio à Vítima (APAV).