Olá palestinos. É assim que começam as cartas, com um olá. Esta foi escrita por crianças de sete anos, alunos do segundo ano do Ensino Básico da Escola do Castelo, no centro de Lisboa, integrada no Agrupamento de Escolas Gil Vicente. Vamos reproduzi-la na íntegra:
“Somos da turma do segundo ano da Escola do Castelo, em Lisboa, capital de Portugal. Somos crianças como vocês e estamos convosco. Temos medo por vocês e não ignoramos o vosso sofrimento. Temos tanto a aprender juntos sobre a vida. – ‘Para que serve esta guerra?’, perguntou um colega. – ‘Para nada’, respondemos todos. Não gostamos nem sequer de ver as imagens do vosso dia a dia, mas sabemos o que estão a sofrer. Agradecemos muito a nossa vida, mas queremos muito que vocês também tenham a possibilidade de crescerem e de serem felizes. Por isso deixamos aqui um pedido: parem com o sofrimento que a guerra traz. Levem comida, medicamentos, amor e paz para a Palestina. Deixem entrar tudo o que as crianças e os adultos da Palestina precisam.” Assinado: “Com muito amor, da Escola do Castelo.”