A Polícia de Segurança Pública lançou na segunda-feira um alerta sobre os significados secretos dos emojis, muito utilizados pelos jovens nas redes sociais em conversas relacionadas com drogas ou de teor sexual. A PSP apelou aos pais e encarregados de educação que estejam atentos a esta forma de comunicação comum entre os mais jovens, alertando para o aumento do risco de grooming (aliciamento para práticas sexuais) e tráfico de drogas.
O alerta da PSP surge numa altura em que a nova série de sucesso da Netflix “Adolescência” precipitou o debate sobre os perigos em torno das redes sociais para os jovens e crianças. Na série, de origem britânica, é revelado que os jovens utilizam estes símbolos para deixar mensagens secretas – sobre sexo e drogas – nas redes sociais. “Os pais devem estar atentos ao duplo significado da utilização de determinados emojis, pois podem estar conotados a conversas relacionadas com o consumo/tráfico de drogas. Apesar desta realidade ser (ainda) pouco comum entre a comunidade escolar, a PSP está atenta a este fenómeno, atuando preventivamente nos estabelecimentos de ensino através de ações de sensibilização”, pode ler-se numa publicação da PSP no Instagram.
No publicação, a polícia deixou a tradução de alguns destes símbolos, para ajudar os pais e encarregados de educação a identificar potenciais riscos. Por exemplo, os emojis de beringela, cachorro-quente, banana ou maçaroca milho são muito utilizados pelos jovens para mencionar o órgão sexual masculino. Já o órgão feminino é muitas vezes representado através de uma flor, taco, peça de sushi ou de um gato. “Apesar das conversas de teor sexual entre jovens, a partir de uma determinada idade, poderem fazer parte do crescimento, a PSP apela a um especial cuidado quando se utiliza este tipo de linguagem (emojis) no diálogo com desconhecidos em chats, aplicações de encontros, plataformas de jogos online, entre outros”, escreve a PSP. Outras partes corporais podem ainda ser representadas pelos emojis de um pêssego, cereja, camelo, meloa ou bolas de basquetebol – ambos utilizados em duplicado. “Pais e jovens devem estar atentos a este duplo significado dos emojis, pois podem estar perante uma situação de aliciamento sexual”, lê-se.
Já os emojis de plantas, cogumelos, rebuçados ou até bonecos de neve são utilizados pelos jovens para descrever o tráfico ou consumo de drogas.