Susana Rosa pediu a demissão do cargo de diretora do Centro Nacional de Pensões (CNP) do Instituto da Segurança Social, segundo um despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República. Nomeada para o cargo pelo anterior governo socialista, Susana Rosa ocupava a posição desde março de 2023 e ainda tinha ainda quatro anos da comissão de serviço pela frente.
“No uso da competência que me foi delegada pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, autorizo a cessação, a seu pedido, da comissão de serviço de Susana Teresa Rego da Silva Santos Rosa no cargo de diretora de Segurança Social do Centro Nacional de Pensões do Instituto da Segurança Social”, pode ler-se no diploma. O despacho indica ainda que a sua demissão foi aceite por Jorge Manuel de Almeida Campino, secretário de Estado da Segurança Social, e que tem efeitos retroativos a 5 de novembro.
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social é liderado pela ministra Maria do Rosário Palma Ramalho, do atual Governo de Luís Montenegro. A saída de Susana Rosa segue-se a várias demissões na Segurança Social. Em maio deste ano, Ana Vasques, líder do Instituto da Segurança Social, apresentou a sua demissão à ministra sublinhando a “falta de confiança” que atual Executivo demonstrou na sequência da questão da retenção do IRS nas pensões.