Segundo a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais DGRSP, as imagens de videovigilância mostram a fuga dos cinco homens por volta das 10h00 desta manhã, “com ajuda externa através do lançamento de um escada, que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior”.
No Facebook, o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional divulgou as imagens dos homens ainda em fuga.
Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e 61 anos.
Entre os crimes de que foram acusados estão tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais. Estavam a cumprir penas entre os sete e os 25 anos de prisão.
Em declarações à SIC, o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), Frederico Morais, alertou que os fugitivos “são extremamente perigosos”.
“Deixo aqui um alerta para a população: Se os vir, contacte a polícia, o 112, as forças de segurança locais, mas não interfira com eles, não tente interagir com eles, não tente recapturá-los, porque sem dúvida nenhuma que estes são indivíduos que para conseguir os fins deles não vão olhar a meios”, avisou.
O Sistema de Segurança Interna (SSI) indicou, entretanto, que já foi “agilizada a cooperação policial internacional” para a captura dos cinco reclusos.